Como vai ficar as inscrições do Prouni 2021?

Devido ao adiamento do Enem 2020 muitos estudantes estão se perguntando como vão ficar as inscrições do ProUni 2021. Desse modo, neste artigo vamos explicar todos os detalhes e informações sobre o Programa Universidade para Todos.

As provas Exame Nacional do Ensino Médio estavam marcadas para os meses de outubro e novembro. Contudo, devido a pandemia do Covid-19 ou Coronavírus as provas foram adiadas para o mês de janeiro e fevereiro. Certamente o ProUni 2021 juntamente com os outros programas educacionais também serão adiados, pois a previsão era que se iniciassem no mês de janeiro. Eventualmente o Ministério da Educação não se pronunciou referente aos programas educacionais. Todavia, como o ProUni utiliza a nota do ENEM 2020 como critério de seleção, certamente as inscrições só começaram após o resultado do exame.

Conforme o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, os resultados do exame estarão disponíveis para consulta a partir do dia 29 de março. Desse modo, as inscrições para o programa deverão estar abertas para cadastro no mês de abril. Antes de mais nada, vale lembrar que é apenas uma previsão.

Inscrição do ProUni 2021

Notas do Prouni 2020Para se inscrever para o ProUni 2021 primeiramente o estudante deverá ter participação no Exame Nacional do Ensino Médio, referente ao Enem 2020. Além disso, o candidato deve ter uma nota média igual ou superior a 450 pontos e pontuação superior a zero na redação.

As provas do Enem 2020 serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro (regular) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (digital). Para se inscrever no programa os estudantes vão precisar do número de inscrição do Enem e senha. Conforme o MEC, os cadastros só poderão ser feitos pela internet através do endereço eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br.

Os inscritos do ProUni concorrerão a bolsas integrais ou parciais em instituições privadas do ensino superior. Certamente, o estudante terá que atender alguns requisitos nos quais vamos apresentar abaixo:

  • Bolsa integral Prouni 2020 (100%): rendimento familiar bruto mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Bolsa parcial Prouni 2020 (50%): rendimento familiar bruto mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Antes de mais, vale lembra que o estudante deverá atender também a pelo menos um dos seguintes requisitos:

  • Ter cursado o ensino médio em escolas públicas, ou como bolsista integral em escola particular;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor de escola pública, em pleno exercício do magistério, com o objetivo de concorrer a bolsas em licenciatura.

No decorrer do processo de cadas o estudante terá que informar curso, instituição e bolsa na qual deseja concorrer e uma e-mail válido. Durante o período de inscrição o estudante poderá fazer qualquer alteração referente ao curso optado.

Os cadastros ficarão disponíveis até as 23h59min, conforme o horário de Brasília. Durante a madrugada o sistema ficará fora do ar para que façam as atualizações das notas de corte e da lista com os pré-selecionados.

Para quem não sabe,nota de corte  é a pontuação mínima para estar entre os selecionados.

Lista de espera do Prouni 2021

Imagem requisitos do Prouni 2020 Bolsas de EstudosAs inscrições para o ProUni normalmente tem uma duração de 4 dias. O resultado oficial é divulgado 1 ou dois dias após o encerramento. Desse modo, o programa disponibiliza a lista de espera para estudantes que não foram selecionados em nenhuma das opções escolhida.

A lista de espera será disponibilizada para as instituições para o preenchimento daquelas vagas não ocupadas. Por isto, fiquem atentos e acessem o boletim dos candidatos frequentemente.

Para participar é só acessar o boletim do candidato com número de inscrição do Enem e senha.

Antes de mais nada, curta e compartilhe a página do Instagram Guia do Enem, caso venha preferir temos a página do Facebook Prouni 2020. Desde já boa sorte e não esqueça de nós avaliar através das estrelinhas.

 

Deixe um comentário