Inscrições do Prouni 2020

Neste artigo vamos ensinar como fazer as inscrições e falar sobre as instituições do Prouni 2020. Conforme foi anunciado pelo Ministério da Educação – MEC, as instituições tiveram até o dia 25 de novembro para poder fazer a adesão do Programa Universidade para Todos. Antes de mais nada, vale lembrar que esta adesão é para o primeiro semestre.

O MEC ainda não se manifestou a respeito sobre as instituições. Contudo, no mês de janeiro será disponibilizada a lista com todas as universidades e cursos disponíveis. O programa foi criado no ano de 2004, onde concede bolsas de estudos integrais e parciais de 50%. A primeira exigência para participar do Prouni 2020 é a participação no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, referente a edição 2019. Além disso, o estudante deverá ter nota média igual ou superior a 450 pontos nas áreas e pontuação maior que zero na redação.

Requisitos do Prouni 2020

Notas do Prouni 2020Antes de saber como se inscrever, certamente é preciso saber se atende a todos os requisitos do Prouni 2020. Além da participação no Enem 2019, o estudante terá que atender a pelo menos um dos seguintes requisitos:

  1. Estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública;
  2. Ter cursado o ensino médio em escolas particulares, na condição de bolsista integral na instituição;
  3. Ter cursado o ensino médio parcialmente em escolas públicas e parcialmente em escolas particulares, na condição de bolsista integral na instituição privada;
  4. Ser portador de deficiência;
  5. Ser professor da rede pública de ensino, em pleno exercício do magistério da educação básica.

Os requisitos apresentados acima são para participar do Prouni 2020. Ainda assim, possui exigências de renda para tipo de bolsa:

 é diferente para os dois tipos de bolsa:

  • Bolsa integral do Prouni 2020: renda familiar mensal bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Bolsa parcial do Prouni 2020: renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Como fazer a inscrição do Prouni 2020?

Antes de fazer inscrição no Prouni 2020, é aconselhável que o estudante leia todo o edital do Programa. O documento certamente será divulgado no mês janeiro no Diário Oficial da União – DOU. Assim, serão conhecidas todas as regras, exigências e datas do cronograma oficial a ser seguido.

De qualquer maneira, as inscrições do Prouni 2020 para o processo seletivo devem ser realizadas apenas via internet, na página oficial, acessível no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br/. Desse modo, o candidato precisa informar o número de inscrição e a senha do Enem 2019. Desta maneira, o sistema já terá acesso ao aproveitamento do estudante no Exame, tornando possível a classificação.

Antes de escolher o curso e a instituição, é necessário atualizar o endereço de e-mail e o número de telefone cadastrados, pois esses serão os principais meios de comunicação entre o participante e a organização. Desta forma, é imprescindível que as informações sejam pessoais e válidas.

Os candidatos têm o direito de escolher até dois cursos diferentes, em ordem de preferência. Em cada curso deve ser indicado o tipo de bolsa (integral ou parcial) e a modalidade de concorrência para a bolsa selecionada. Além da ampla concorrência, também existem as modalidades de políticas de ações afirmativas, destinadas a estudantes que se autodeclaram indígenas, pardos ou pretos.

Eventualmente as inscrições do Prouni 2020 tem duração de 4 dias, desse modo, não deixe para se cadastrar no último dia. As notas de corte a lista com o pré-selecionados são atualizadas diariamente. O resultado oficial é divulgado um dia após o encerramento das inscrições. Poderão visualizar o resultado através do boletim do participante ou através das instituições participantes do programa.

Antes de mais nada, curta e compartilhe a página do Facebook Prouni 2020 ou o Instagram Guia do Enem. Não esqueça de nós avaliarmos através das estrelinhas abaixo.

2 comentários em “Inscrições do Prouni 2020”

Deixe um comentário