Inscrições do Prouni 2020 começam em 28 de Janeiro

O período do primeiro semestre de inscrições para o Prouni 2020 está prestes de ser iniciado. No dia 28 de janeiro quem tem o interesse de participar poderá se inscrever. Fique atento nas dicas importantes para a realização da sua inscrição no programa.

De acordo o cronograma do MEC (Ministério da Educação) http://portal.mec.gov.br/, as inscrições do Prouni 2020 (Programa Universidade para Todos) começam ainda em janeiro (dia 28) e vão até o dia 31/01/2020.

Em seguida terá início terá início a divulgação do resultado do Prouni 2020. A lista dos candidatos pré-selecionados será divulgada em duas etapas sendo:

  • Primeira chamada: 4 de fevereiro de 2020;
  • Segunda chamada: 18 de fevereiro de 2020.

Após a divulgação das chamadas, o participante selecionado deverá comparecer na secretaria da Instituição de Ensino Superior para efetivação do processo seletivo próprio ou matrícula. As datas de comparecimento para cada chamada são as seguintes:

  • Primeira chamada: de 4 a 11 de fevereiro de 2020;
  • Segunda chamada: de 18 a 28 de fevereiro de 2020.

O que é e como funciona o Prouni 2020

O Prouni é um programa do governo federal que é gerenciado pelo MEC com o objetivo mor de disponibilizar bolsas para alunos que não tem condições financeiras para arcar com o valor total do curso em uma instituição de ensino superior privada.

Através do Prouni 2020, o candidato pode usufruir de dois tipos de bolsa, parcial e integral, sendo de extrema importância a sua renda familiar para saber qual destas duas o mesmo pode adquirir.

A bolsa integral é a mais procurada e desejada pelos participantes do Prouni 2020. Ela abrange 100% do valor do curso na determinada instituição escolhida pelo estudante.

Porém, para adquirir o benefício da bolsa integral do Prouni 2020, o candidato precisa comprovar uma renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa de sua família.

Já a bolsa parcial, que também é disponibilizada pelo Prouni 2020, abrange 50% do valor do curso na instituição de ensino superior escolhida pelo participante do programa. Fica sob total responsabilidade do estudante arcar com o restante do valor, que também pode ser financiado pelo FIES.

Já para conseguir a bolsa parcial disponibilizada através do Prouni 2020 o candidato precisa comprovar uma renda familiar mensal de até três salários mínimos e meio por pessoa de sua família.

O MEC tem como função verificar as informações prestadas durante a inscrição no Prouni 2020 e validar ou não a inscrição.

Serão aceitas as inscrições no Prouni 2020 que, após a verificação do MEC, não tenham nenhum indício de informação falsa.

Daqui a seis meses, no segundo semestre, haverá um novo período de inscrições. Nele será possível a participação de outros candidatos que participaram do primeiro que não tenham sido selecionados.

Como e onde se inscrever no Prouni 2020

Imagem requisitos do Prouni 2020 Bolsas de Estudos

As inscrições para o primeiro semestre do Prouni 2020 começam em fevereiro e, para realizá-la o candidato precisa acessar o site oficial do programa, disponível no seguinte link: http://siteprouni.mec.gov.br/. Serão válidas e aceitas as inscrições realizadas somente neste site.

Ao acessar o site, o estudante precisa informar o número de inscrição no Enem 2029 – Exame Nacional do Ensino Médio. Caso não se recorde, basta acessar a página do participante do programa novamente para recuperar os dados.

O candidato precisa também informar um endereço de e-mail pessoal válido para que através deste, o MEC envie informações sobre todas as novidades do programa no decorrer dos períodos do Prouni 2020.

Adicionalmente o candidato precisa escolher o curso, turno e instituição que deseja concorrer a uma vaga através do programa.

Vale a pena lembrar aos participantes do Prouni 2020 que é sob total responsabilidade do mesmo a verificação se a nota de corte do curso de sua preferência seja inferior à nota obtida no Enem 2019.

Caso a nota seja do curso escolhido pelo participante durante a realização da sua inscrição no Prouni 2020 seja inferior não terá sucesso na seleção do curso pretendido.

Para encerrar a sua inscrição no Prouni 2020 o estudante precisa preencher corretamente todos os campos restantes e obrigatórios esclarecidos no ato da inscrição.

Depois disso é só aguardar a verificação do MEC para ver se as informações prestadas são verdadeiras e se enquadram nas normas e regras do programa que são esclarecidas em edital.

Inclusive é de extrema importância a leitura do edital do Prouni 2020 por todos que vão participar do processo seletivo. Acesse aqui a íntegra do Edital.

Tendo o MEC verificado e validado a sua inscrição, será enviado um e-mail de confirmação. Tendo recebido este e-mail, o candidato está com sua vaga garantida no programa.

Quem pode participar do Prouni 2020

Quem pode participar do Prouni 2020

O Prouni 2020 disponibiliza as bolsas de estudos em faculdades de ensino superior de rede privada para alunos concluintes do ensino médio em escola de rede pública. Estudantes que já concluíram, também podem participar do programa.

Candidatos que realizaram o ensino médio em escola de rede privada poderão participar do Prouni 2020 somente se comprovarem que estudaram na condição de bolsista integral.

Todavia, existem alunos que estudaram o ensino médio parte em escola de rede privada e parte em escola de rede pública. Estes poderão participar do Prouni 2020 se comprovarem que o período cursado em escola de rede privada foi na condição de bolsista integral.

Além dos alunos concluintes do ensino médio, professores de escolas de rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública também poderão participar do Prouni 2020.

Contudo, estudantes portadores de qualquer tipo de deficiência também tem o total direito de participar do Prouni 2020.

É importante lembrar que todos esses candidatos a participação no Prouni 2020 citados acima, precisam ter uma renda familiar que se enquadre nas máximas exigidas pelo programa.

A participação no Enem 2019 também é obrigatória, pois através da sua nota adquirida nas provas de conhecimentos gerais e redação que o candidato vai concorrer a uma vaga no processo de seleção do Prouni 2020.

Serão aceitas as notas somente no Enem da edição de 2019. De maneira alguma serão aceitas notas de edições anteriores a essa.

Como ocorre o processo de seleção do Prouni 2020

processo-seletivo-do-prouni-2020

Para participar do Prouni 2020 o candidato deve ter nota mínima de 450 pontos no Enem 2019. Também deve obter nota superior a zero na redação na mesma edição do Enem.

O processo de seleção do Prouni 2020 começa com a nota de corte mínima exigida por cada curso sob determinada instituição de ensino superior. Essa nota exigida por curso tende a aumentar na medida que participante com notas mais elevadas se inscrevem.

A nota de corte do processo de seleção do Prouni 2020 é alterada diariamente durante todo o período de seleção do programa, ficando como nota de corte do dia seguinte a menor nota do dia anterior.

Os nomes que se fizerem presentes na lista dos pré-selecionados após o término do período de seleção do Prouni 2020 serão contemplados com a bolsa que integra de acordo a sua renda familiar.

Os selecionados do Prouni 2020, deverão comparecer na instituição onde os mesmos foram selecionados com os seguintes documentos pessoais em mãos para a realização de sua matrícula:

  • Identidade do estudante e dos membros familiares;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de rendimentos;
  • certidão de separação ou divórcio, caso seja;
  • ter comprovante de pagamento de pensão alimentícia;
  • certificado de conclusão do ensino médio;
  • laudo que informe condição de deficiência, caso seja.
  • Professores da rede pública devem apresentar o comprovante de professor da educação básica.

É importante que compareçam dentro do período previsto, para que não perca a oportunidade de realizar o tão sonhado curso em uma instituição de ensino superior.

Caso tenham mais dúvidas referentes ao Prouni 2020, deixe-as nos comentários.

11 comentários em “Inscrições do Prouni 2020 começam em 28 de Janeiro”

  1. Sou mãe solteira e recebo apenas pensão alimentícia do pai da minha filha. Ele é casado e tem outra família. A renda dele vai contar pra minha filha receber a bolsa de 100%? Afinal não moramos com ele e usufruímos da renda dele. Como disse acima apenas recebemos a pensão.

    Responder
  2. Bom dia!
    Olha Diretores prouni 2020 em 2019 me candidatei a bolsa e ganhei em dua faculdades, mas houve um erro que não entendi e não foi aceito minha documentação, recorri, e nada.
    Gostaria de saber o porque, vou me candidatar a bolsa novamente e gostaria de receber.
    Muito obrigada!
    Iradice.

    Responder

Deixe um comentário