Inscrições do ProUni 2020: Quando Começam Saiba Tudo

Para os estudantes que estão interessados em participar do ProUni 2020, fiquem atentos a data do início do período de inscrição. O MEC (Ministério da Educação) está prestes de dar o início ao primeiro semestre de inscrições do ProUni 2020 – Programa Universidade para Todos.

Inscrições ProUni 2020 primeiro semestre

O ProUni tem o período de inscrições dividido em dois semestres um a cada seis meses do ano e, para o aluno que não consiga uma vaga ou que caso não tenha conseguido se inscrever no primeiro semestre do programa, poderá concorrer a uma vaga no segundo semestre.

Para poder realizar a inscrição no ProUni 2020 primeiro semestre, o participante deve acessar o site oficial do programa, disponível neste link: http://siteprouni.mec.gov.br/. Serão aceitas as inscrições que foram realizadas somente neste site.

Após acessar o site oficial do programa, o aluno deve ter em mãos o número da inscrição do Enem 2019 – Exame Nacional do Ensino Médio. Caso não se recorde, o estudante pode acessar a página do participante do programa novamente e ver o número de sua matrícula.

Prouni 2020Tendo então preenchido o número de sua inscrição do Enem 2019, o participante deve também informar um endereço de e-mail e um número de telefone pessoal válidos, pois através destes o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira) notificará o aluno sobre todas as novidades do programa.

Para finalizar a inscrição do ProUni 2020 primeiro semestre, o aluno deve informar até dois tipos de cursos, turnos e instituições de sua preferência e, será para estes que o mesmo concorrerá a vaga.

Tendo finalizado o período de inscrições ProUni 2020 primeiro semestre, o aluno deve acessar o site oficial do programa diariamente e verificar se seu nome está presente na lista de pré-selecionados do dia.

É de extrema importância a verificação do nome na lista dos pré-selecionados do ProUni 2020 dia após dia, pois a nota de corte do programa é alterada diariamente.

Se o nome do participante permanecer na lista dos pré-selecionados após o término do período de seleção, estes estarão então com sua vaga garantida.

Para aqueles que não conseguiram uma vaga no primeiro semestre do ProUni 2020 não percam as esperanças. pois ainda tem a lista de espera.

Lista de espera ProUni 2020

Para aqueles participantes do primeiro semestre do ProUni 2020 que não conseguiram uma vaga durante o processo de seleção do programa, não percam as esperanças, pois além do segundo semestre, tem também a lista de espera.

A lista de espera é aberta para preencher o número de vagas abertas pelo MEC para cada instituição do país.

Muito dos participantes selecionados não se apresentam nas instituições nos dias estabelecidos para a realização da matrícula, deixando então esta vaga em aberto.

A inscrição na lista de espera do ProUni 2020 primeiro semestre é feita durante a inscrição do programa. No ato da inscrição aparece uma pergunta se o aluno tem ou não desejo de participar da lista de espera.

Caso o participante tenha optado em participar da lista de espera, ele deve acompanhar após o término do processo de seleção se seu nome está ou, se continua na lista, pois assim como o processo de seleção a lista de espera também é alterada diariamente, deixando então o aluno com maior nota de corte presente na lista de espera.

Para o aluno selecionado na lista de espera não perder sua vaga, ele deve se apresentar na instituição dentro das datas previstas e com toda documentação necessária para a realização da matrícula.

Caso o estudante não se apresente, não terá sua vaga e, a vaga passa a ser do estudante que estava na lista no dia anterior.

Por tanto é preciso de muita atenção para não perder, assim como os selecionados, a tão sonhada vaga em uma universidade.

Caso tenham mais dúvidas referente ao ProUni 2020, deixe-as nos comentários que esclarecemos o quanto antes para vocês. Boa sorte a todos!

3 comentários em “Inscrições do ProUni 2020: Quando Começam Saiba Tudo”

Deixe um comentário