Inscrições para o Prouni 2020 serão reabertas

Conforme divulgado pelo Ministério da Educação – MEC, as inscrições do Prouni 2020 foram suspensas pela decisão de impedimento da divulgação do resultado do Sisu. Contudo, a AGU recorreu ao STJ e a ação foi analisada pelo presidente da corte, ministro João Otávio de Noronha.

O ministro então decidiu atender ao requerimento do Governo Jair Bolsonaro e autorizou a divulgação do resultado do Sisu 2020. Desse modo, as inscrições para o Prouni 2020 serão reabertas imediatamente, permanecendo até o dia 01/02/2020.

Na última sexta-feira, dia 24, foi expedido uma liminar pela Justiça Federal em São Paulo que fosse feita a suspensão do resultado do Sisu. Para entender melhor tudo sobre o impedimento e interrupção das inscrições, clique aqui.

Inscrições para o Prouni 2020: Como fazer

Imagem Inscrições Prouni 2020

Para participar do Prouni 2020 o estudante precisa atender a pelo menos um dos requisitos a baixo:

  • Ter cursado todo o ensino médio em escolas particulares. Todavia, na condição de bolsista integral durante todo o período;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escolas públicas e parcialmente em escolas particulares, uma vez que esteja na condição de bolsista integral na respectiva instituição;
  • Cursado todos os anos do ensino médio em escolas da rede pública;
  • Ser estudante portador de deficiência; ou
  • Ser professor de magistério em escolas da rede pública, em pleno exercício da função, com o objetivo de concorrer a bolsas em cursos de licenciatura, exclusivamente, sem a necessidade de comprovar renda.

Além disso, ter participação no Enem 2019, com pontuação média igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação. O estudante não pode ser portador de diploma do ensino superior.

Para fazer a inscrição no Prouni 2020, basta acessar o endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br/ com número de inscrição do Enem e senha em mãos. Os estudantes poderão informar até duas opções de cursos. Para consultar as bolsas, basta clicar em “Procurar pelo nome do Curso“, “Procurar por Instituição” ou “Procurar por Município“. Ao todo, 251,3 mil bolsas integrais e parciais serão ofertadas.

Veja os requisitos de renda do Prouni 2020:

  • Bolsa parcial: Rendimento familiar bruto mensal de, no máximo, três salários mínimos por pessoa;
  • Bolsa integral: Renda familiar bruta mensal de, no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa.

O Prouni 2020 concederá bolsas parciais e integrais em instituições privadas.

Para acompanhar todas as notícias do programa, curta e compartilhe a página do Facebook Prouni 2020 ou o Instagram Guia do Enem.

Deixe um comentário