Inscrições do Prouni 2020

Neste artigo vamos apresentar todas as informações sobre como fazer as inscrições do Prouni 2020. Não perca a oportunidade de ingressar no Ensino Superior utilizando o Programa Universidade para Todos. Esta chegou a hora de concorrer a uma bolsa de estudos em mais uma edição. Certamente o Prouni 2020 vai distribuir bolsas de estudos para brasileiros que ainda não possuem diploma de cursos de nível superior.

Podemos dizer que o programa é um dos mais esperados por aqueles que têm interesse em cursar um curso superior utilizando os benefícios oferecidos pelo Governo Federal. Decerto, a principal atrativo do Prouni 2020 possui a possibilidade do estudante não ter que pagar nenhum valor referente a mensalidade ou apenas a metade do valor. Os candidatos que realizarem a inscrição, concorrerão a bolsas integrais ou parciais.

As bolsas de estudos integrais do Prouni 2020 certamente custeiam 100% do valor das mensalidades. Desse modo, para concorrer a esta modalidade os candidatos devem ter uma renda familiar mensal bruta de até um salário mínimo e meio. Já a bolsa de estudos parcial é destinada aos candidatos que possuam uma renda familiar de um e meio até três salários mínimos, e custeia 50% do valor das mensalidades.

Requisitos para inscrição no Prouni 2020

Inscrições do ProUni 2020 Programa Universidade para TodosO principal requisito do Prouni 2020 é que os candidatos tenham realizado as provas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2019. Além disso, obtido nota mínima de 450 pontos(Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática). O estudante não poderá ter zerado a redação.

As inscrições do Prouni 2020 deverão ser realizadas apenas pela internet. Primeiramente é preciso acessar o endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br. No decorrer da inscrição o candidato responderá algumas perguntas pessoais e do grupo familiar. Para dar início ao cadastro, basta informar o número de matrícula e a senha do Enem 2019.

Vale lembrar que a pontuação apresentada acima é para poder participar do Prouni 2020. Certamente quando maior for a média, maior será a chance de ser selecionado. Além da nota mínima, o programa exige que o estudante atenda a pelo menos um dos seguintes requisitos:

  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública;
  • Ser portador de deficiência;
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino e que queira uma bolsa de estudos do Prouni 2020 para custear as mensalidades de cursos de Licenciatura.

Os estudantes que durante o ensino médio estudaram em escola particular podem participar do Prouni 2020, contudo, tenha estudado na condição de bolsistas com bolsa integral. Para os professores que desejam se inscrever para concorrer a bolsa de estudos não é necessário comprovar renda familiar.

Eventualmente o programa tem uma duração de 4 dias de inscrições. Neste período o Prouni 2020 faz a atualização da nota de corte e da lista com os pré-selecionados diariamente. Assim sendo, indicamos que o estudante acesse o portal do candidato todos os dias para conferir a sua colocação, pois qualquer alteração referente ao curso, só poderá ser feita durante as inscrições.

Resultado do processo seletivo do Prouni 2020

Notas do Prouni 2020O resultado do processo seletivo do Prouni 2020 será divulgado em duas chamadas. Ao se inscrever o candidato informa até duas opções de curso. A primeira chamada divulga a lista dos candidatos pré-selecionados com a primeira e segunda opção de curso. A data em que será divulgado o resultado será apresentada posteriormente pelo MEC – Ministério da Educação.

A lista com o resultado da segunda chamada com o nome dos pré-selecionados remanescentes também não tem data prevista. Contudo, todo o cronograma do Prouni 2020 será divulgado em edital no Diário Oficial da União – DOU.

Os candidatos que não constarem como pré-selecionados em nenhuma das chamadas terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni 2020. Dentro do prazo estipulado devem acessar o boletim do candidato e confirmar que desejam concorrer as bolsas de estudos não ocupadas nas chamadas regulares.

Gostou do que leu? Não esqueça de avaliar através das estrelinhas abaixo.

2 comentários em “Inscrições do Prouni 2020”

Deixe um comentário