Notas do Prouni 2020

Neste artigo vamos apresentar as notas do Prouni 2020. O Programa Universidade para Todos tem como propósito ceder bolsas parciais e integrais em universidades privadas. Em primeiro lugar vamos apresentar as exigências do programa, na qual a precipuamente é a participação no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e que não seja portador de diploma do ensino superior.

Além da participação no Enem 2019 o estudante precisa obter pontuação média igual ou superior a 450 pontos nas áreas é nota acima de zero na redação. Além disso, deverá atender a pelo menos uma destas competências para participar do Prouni 2020:

  • Ter cursado o ensino médio em escola da rede pública;
  • Cursado o ensino médio em escola de rede privada, todavia, na condição de bolsista integral;
  • Ter cursado parcialmente o ensino médio em escola de rede pública, mas concluído em escola privada na condição de bolsista integral;
  • Ser portador de deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica. Nesses casos, não há requisitos de renda e o estudante concorrerá apenas a bolsas exclusivas no curso de licenciatura.

Como fazer as inscrições para o Prouni 2020?

Notas do Prouni 2020Os cadastros para o programa normalmente são abertos duas vezes ao ano, sendo um no final de janeiro e o outro no segundo semestre. Vendo que se identifica aos requisitos do programa, basta seguir o passo a passo das inscrições do Prouni 2020:

  1. Primeiramente deverá acessar o portal do MEC através do endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br;
  2. Ao acessar informe o número de inscrição do Enem e senha, na qual foi criada no ato do cadastro para o exame;
  3. Com estas informações prestadas, o Prouni terá acesso às notas, caso seja suficiente liberará o acesso. Com isto, o estudante deverá informar dois tipos de curso, instituição e turno, contudo, é importante lembrar que deverá ser em ordem preferencial.

Ao concluir estas três etapas, automaticamente o estudante estará inscrito no programa. Os candidatos deficientes e que autodeclararam ser indígenas, preto ou pardo, podem optar em concorrer a bolsas reservadas para políticos de ações afirmativas.

As instituições e cursos são disponibilizados para consulta no site do Prouni. Entretanto, só será liberado a lista aproximadamente alguns meses antes do período de inscrição. Diariamente o programa faz a atualização da lista com os pré-selecionados e das notas de cortes do Prouni 2020. Para quem não sabe nota de corte é a pontuação média mínima para estar entre os selecionados.

Eventualmente perca posição entre os pré-selecionados, o estudante poderá fazer a alteração do curso durante o período de inscrição do Prouni 2020. É importante ressaltar que as notas de corte do Prouni 2020 são calculadas com base no número de vagas e quantidade de estudantes inscritos naquele curso.

Matrícula após o resultado do Prouni 2020

O resultado do Prouni 2020 deverá ser disponibilizado no dia seguinte após o término das inscrições. Para visualizar basta acessar o boletim do candidato no portal do MEC com número e senha do Enem.

Os não selecionados poderão manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni 2020, entretanto, só serão possíveis apenas aqueles:

  1. Primeira opção de curso:
    • Não pré-selecionados nas chamadas regulares;
    • Pré-selecionado na segunda opção, todavia, reprovado por não formação de turma.
  2. Segunda opção de curso:
    • Não pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso;
    • Não pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não houver bolsas disponíveis na primeira opção de curso;
    • Pré-selecionado na primeira opção de curso, entretanto, reprovado por não formação de turma.

Certamente os selecionados terão um prazo para que compareçam a instituição selecionada para efetuar matrícula. Serão exigidos alguns documentos como comprovante de residência; identidade do candidato e grupo familiar; comprovante de rendimentos; separação, divórcio ou óbito dos pais, caso seja; comprovante do ensino médio e entre outros.

A lista de espera será disponibilizada para as instituições para ocupação daquelas bolsas eventualmente não ocupadas. Com isto, é de responsabilidade do estudante o acompanhamento até o último dia, pois o MEC não se responsabiliza em notificar em caso de seleção.

Em caso de notas do Prouni 2020 idênticas será usado como critério de desempate a maior nota alcançada na seguinte ordem: Redação; Linguagens, códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias.

Em caso de dúvidas, deixe nos comentários que assim que for visualizada estaremos retornando contato. Boa sorte a todos os participantes do Prouni 2020.

4 comentários em “Notas do Prouni 2020”

  1. Boa tarde,

    Perdi o prazo para a inscrição nesse primeiro semestre. No segundo semestre de 2020 abre novamente para realizar inscrição e concorrer a vagas no segundo semestre?

    Responder

Deixe um comentário