Prouni 2020 Inscrições e Resultado

Processo seletivo Prouni 2020: Veja quem pode se inscrever e como consultar o resultado! No fim do mês de janeiro será aberto o período de inscrições do Prouni 2020Programa Universidade para Todos. Conforme o MEC, poderão se inscrever os estudantes de baixa renda, sem diploma de curso superior, que participarem do Enem 2019. Os resultados serão divulgados em duas chamadas regulares e sucessivas, com abertura de lista de espera para preencher as eventuais vagas restantes.

Criado pelo Governo Federal no ano de 2004, o Prouni 2020 é um Programa do Ministério da Educação (MEC) que ajuda na democratização do acesso ao ensino superior no país, oferecendo bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de faculdades particulares de todo o país.

Onde e como fazer inscrição no Prouni 2020?

Imagem como funciona o Prouni 2020As inscrições do Prouni 2020 serão realizadas exclusivamente via internet, na página oficial do programa, no portal do MEC. Para se inscrever, o estudante deve acessar http://siteprouni.mec.gov.br/, tendo em mãos o número de inscrição e a senha do Enem 2019.

Quem não se lembrar dos dados poderá recuperá-los em links de apoio disponíveis na própria página. É através do número de inscrição e senha que o sistema tem acesso ao aproveitamento do participante no Exame Nacional do Ensino Médio, tornando possível realizar a classificação no processo seletivo.

Ao fazer a inscrição no Prouni 2020, cada estudante terá o direito de escolher até duas opções de curso diferentes, em ordem de preferência. Em ambas, será necessário indicar a modalidade de concorrência à bolsa. O Programa oferece ampla concorrência, cotas e eventuais políticas de ações afirmativas em algumas instituições.

A reserva de vagas para cotas do Prouni 2020 acontecerá para os deficientes e para os autodeclarados indígenas, pretos ou pardos. A quantidade de vagas destinadas aos cotistas equivale ao percentual dos cidadãos indígenas, pretos e pardos indicado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no respectivo Estado do candidato.

Quem pode se inscrever no Prouni 2020?

O edital do Prouni 2020 será divulgado apenas no início do ano. No entanto, as regras do Programa deverão ser mantidas. Portanto, é possível afirmar que, para se inscrever, o candidato precisa de média igual ou superior a 450 pontos na prova, sem ter tirado zero na redação.

Além disso, o participante precisa satisfazer pelo menos um dos requisitos do Prouni 2020 descritos a seguir:

  • Ter cursado o ensino médio em escolas públicas, ou como bolsista integral em escola particular;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor de escola pública, em pleno exercício do magistério, com o objetivo de concorrer a bolsas em licenciatura.

Qual deve ser a renda do Prouni 2020 para bolsas integrais e parciais?

O requisito do Prouni 2020 varia de acordo com o tipo de bolsa que o candidato pretende concorrer. Assim, a exigência se dá da seguinte forma:

  • Bolsa integral Prouni 2020 (100%): rendimento familiar bruto mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Bolsa parcial Prouni 2020 (50%): rendimento familiar bruto mensal de até três salários mínimos por pessoa.

O requisito de renda não se aplica apenas aos professores de magistério da rede pública, que buscam bolsas em cursos de licenciatura.

Resultado Prouni 2020 será divulgado em primeira e segunda chamada

Inscrições do ProUni 2020 Programa Universidade para TodosO resultado do Prouni 2020 será divulgado em duas chamadas. Para consultar a lista de aprovados, os estudantes deverão acessar a página de inscrição, ou procurar a respectiva instituição de ensino onde se inscreveu. Além disso, a consulta também poderá ser feita através da Central de Relacionamento do MEC, no telefone 0800-616161.

Logo após a divulgação dos resultados, os estudantes pré-selecionados deverão se dirigir à faculdade a fim de prosseguir com as matrículas do Prouni 2020. Para isso, será necessário levar toda a documentação que comprove as informações prestadas no ato da inscrição.

Dentre os principais documentos do Prouni 2020 estão comprovante de renda e documento de identificação de todos os membros da família, além de histórico escolar do participante.

Quem o for selecionado nas chamadas regulares ainda terá a chance de manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni 2020, no próprio site de inscrição, visando preencher as eventuais vagas que ainda restarem.

Antes de mais nada, curta e compartilhe a página do Instagram Guia do Enem, caso venha preferir temos a página do Facebook Prouni 2020. Desde já boa sorte e não esqueça de nós avaliar através das estrelinhas.

2 comentários em “Prouni 2020 Inscrições e Resultado”

Deixe um comentário