Requisitos do Prouni 2020 Bolsas de Estudos

Para os estudantes que desejam realizar cursos em instituições de ensino superior e, pretendem adquirir bolsas através do Prouni, fiquem atentos a todas as informações prestadas neste artigo. Mostraremos aqui, todos os requisitos para poder participar do Prouni 2020 – Programa Universidade para Todos.

O Prouni 2020 é um programa gerenciado pelo MEC – Ministério da Educação. O programa foi criado com o intuito de disponibilizar bolsas de estudos para estudantes de baixa renda. São disponibilizadas bolsas parciais pagando 50% do valor ou integrais que cobre 100% da mensalidade.

Eventualmente o estudante não possui renda suficiente para arcar com o restante da bolsa parcial, não se preocupe. O MEC também disponibiliza o Fies – Fundo de Financiamento Estudantil.

Como funciona o Prouni 2020

Imagem requisitos do Prouni 2020 Bolsas de EstudosMuitos querem saber como funciona o Prouni 2020? O processo de seleção é dividido em duas partes. O primeiro deles certamente será a seleção dos estudantes inscritos. Antes de mais nada, vale lembrar que o programa utiliza como critério de seleção a nota obtida no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Já o segundo processo de seleção será através da lista de espera, que se decerto se associa ao primeiro, pois estará na lista somente aquele que não for selecionado.

As inscrições do Prouni 2020 ocorre a cada semestre, assim sendo uma no início do ano e outra no meio. Certamente só poderá participar das inscrições no segundo semestre somente aqueles que não conseguiram a seleção no primeiro.

Para participar do Prouni 2020, os participantes precisam ter realizado as provas do Enem 2019, e ter pontuação média igual ou superior a 450 pontos nas provas além disso não poderá zerar a redação. O programa aceitará somente as notas obtidas no Enem 2019, ou seja, não poderá informar pontuação obtida em outras edições.

Certamente para adquirir as bolsas do Prouni 2020, os participantes precisam se enquadrar em algumas exigências que são publicadas no edital. Eventualmente estes requisitos são:

  • Bolsa parcial: Precisa ter uma renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Deverá apresentar comprovantes de renda no ato da matrícula;
  • Bolsa integral: Precisa comprovar renda familiar bruta mensal é de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Eventualmente o participante apresente qualquer informação falsa referente a renda familiar, o mesmo poderá perder a bolsa no Prouni 2020.

Quem pode participar do Prouni 2020?

Além das exigências apresentadas acima, para participar do Prouni 2020 o estudante deverá atender a pelo menos um destes requisitos:

  • Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas de rede pública ou em escola de rede privada, contudo, na condição de bolsista integral;
  • Tenha estudado parte em escola de rede pública, mas concluído em escola de rede privada na condição de bolsista integral;
  • Alunos com qualquer deficiência comprovada;
  • Professores de escolas de rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. Todavia, neste caso o estudante concorrerá somente a bolsas exclusivas a cursos de licenciatura. Além disso, nesta modalidade não possui exigência de renda.

Certamente estudantes que cursam escolas de rede privada e não adquirem nenhum tipo de bolsa, não se enquadram nas regras do Prouni 2020.

Tendo algum destes citados acima sido selecionados no Prouni 2020, devem comparecer na instituição com documentos pessoais como:

  • Identidade do estudante e dos membros familiares;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de rendimento;
  • Comprovante de separação, divórcio ou óbito, caso seja;
  • Comprovante de pagamento de pensão alimentícia;
  • Comprovante de conclusão do ensino médio;
  • Comprovante de deficiência, caso seja;
  • Aqueles que são professor da rede pública devem apresentar o comprovante de professor da educação básica.

Como e onde se inscrever no Prouni 2020?

As inscrições para o Prouni 2020 são realizadas no site oficial do programa através do portal do MEC. Desse modo, basta acessar o link: http://siteprouni.mec.gov.br.

Para iniciar a sua inscrição, o participante deve informar o número de inscrição do Enem 2019. Eventualmente não se recorde, basta acessar a página do participante no portal do exame. Em seguida, basta informar o  CPF – Cadastro de Pessoa Física e senha, assim abrirá a página que contém todas as informações do estudante como nota, número de inscrição e entre outros dados.

Após a informação do seu número de inscrição do Enem 2019 e senha, o estudante precisa informar um endereço de e-mail e um número de telefone pessoal válidos.

Tendo informado os seus meios de comunicação, o participante precisa informar dois tipos de curso, turno e instituição de sua preferência. Antes de mais nada, é de total responsabilidade do estudante a verificação da nota de corte do curso.

A nota de corte do Prouni 2020 é calculada diariamente. Desse modo, no dia seguinte terá a atualização da pontuação média e da lista com os pré-selecionados. Por isso, é importante o acompanhamento do processo, pois normalmente são 4 dias de inscrições.

Eventualmente a pontuação seja inferior a nota de corte do curso de sua preferência, certamente as chances de ser selecionado será bem baixa. Tendo o aluno preenchido todos os campos obrigatórios prestados no ato da inscrição, basta a ele finalizá-la.

Lista de espera do Prouni 2020, como se inscrever e como funciona o processo de seleção

A inscrição na lista de espera é feita após o término do processo de seleção do Prouni 2020. Para confirmar presença é preciso acessar o boletim do candidato e efetuar a confirmação.

A lista será disponibilizada para as instituições para o preenchimento daquelas vagas não ocupadas. Por isso, fiquem atentos, pois o MEC não se responsabiliza em notificação caso o candidato seja selecionado.

Eventualmente só poderá confirmar presença na lista de espera do Prouni 2020 aqueles estudantes que não foram selecionados em nenhuma das opções ou apenas na segunda escolha. Assim o estudante concorrerá apenas a primeira opção de curso.

Os estudantes devem procurar imediatamente a instituição pelo qual foi aprovado para a realização de sua matrícula. Caso não compareça, a vaga permanecerá em aberto, ficando sob responsabilidade da instituição o que fazer para ocupação da vaga.

Desde já desejamos boa sorte a todos aqueles que vão participar do Prouni 2020. Não esqueça de nós avaliar através das estrelinhas que se encontra logo abaixo. 

 

3 comentários em “Requisitos do Prouni 2020 Bolsas de Estudos”

Deixe um comentário